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6 Dicas para criar uma descrição de produtos impecável em seu site

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A descrição de produtos é fundamental para levar o possível comprador a finalizar uma compra. Saiba, com estas dicas, como criar, em seu site, a melhor descrição de produtos possível!

De certo que a compra em estabelecimentos físicos é menos prática e cômoda que comprar online, um dos motivos pelos quais o e-commerce tem crescido tanto enquanto o varejo tradicional parece ter seus dias contados. 

Contudo, pode-se observar que os e-commerces bem sucedidos são sempre aqueles cujas apresentações de seus produtos são as mais completas e que proporcionam ao cliente um detalhamento tão claro do produto que ele mal ou sequer consegue reparar que não está, de fato, vendo ou tocando o produto. 

Suponha que um possível cliente acaba de entrar no seu site, procurando por um produto que corresponda bem às suas necessidades, um sofá.

Ele pode até encontrar o produto que busca a um bom preço, mas quais as chances de comprá-lo sem conhecer a fundo suas características? 

Dificilmente este cliente compraria o sofá sem saber suas dimensões, materiais, tempo de garantia e, especialmente, sem ver boas fotos que lhe deem com clareza a imagem do produto que está pensando em adquirir. 

Portanto, um dos grandes segredos por trás do sucesso de muito e-commerces é a descrição adequada de seus produtos e serviços

De fato, a descrição é um dos aspectos mais importantes da sua loja online quando se trata de conversão.

Confira as dicas simples abaixo e saiba como criar ótimas descrições para seus produtos:

1. Saiba quem é seu público-alvo

O primeiro passo para escrever descrições de produtos é definir seu público-alvo.

Assim, pode definir quais recursos seriam de maior interesse para seus compradores em potencial.

Isso começa com a compreensão da sua persona do comprador, uma quebra das características de seus clientes em potencial.

Suas personas ajudarão a entender quais recursos serão mais valiosos para seus clientes.

Ao escrever a descrição do produto, é preiciso ter em mente as seguintes questões:

  • Como essa pessoa chegou à sua página?
  • Quais são os seus interesses, geralmente?
  • Por que essa pessoa estaria interessada em sua loja do Shopify (por exemplo), especificamente?
  • Como essa pessoa descreveria o produto para um amigo?
  • Quais recursos ou benefícios interessariam mais a essa pessoa?

2. Concentre-se nos benefícios do produto

Como proprietário de uma empresa, você, de certo, preocupa-se em compartilhar as qualidades de seus produtos, quer mostrar que seu produto tem os melhores recursos e especificações mais exclusivas.

O comprador, no entanto, não está necessariamente interessado nos recursos mundanos do produto.

Em vez disso, eles querem saber como isso pode beneficiá-los.

Um recurso do produto é uma declaração factual sobre o fornecimento de informações técnicas.

Um benefício do produto, por outro lado, informa como um produto pode melhorar a vida do comprador.

O ideal, portanto, é sempre buscar apresentar as principais características do produto, bem como seus principais benefícios.

3. Conte a história completa

Uma boa descrição do produto deve fornecer todos os detalhes relevantes, convencer o comprador de seus benefícios e criar um impacto emocional.

Emoções influenciam bastante o comportamento do comprador, por isso, a descrição do produto é o lugar perfeito para provocar emoções.

Mas como fazer isto?

Ao preencher as lacunas que os potenciais compradores possam ter sobre o produto.

Portanto, além da descrição dos recursos e dos benefícios é preciso tocar o potencial consumidor com a história por trás de determinado produto ou serviço, ou apostanto em destacar aspectos sociais, origem, aspectos espirituais, energéticos, de superação… enfim, possibilitar que o cliente se depare com uma história que o cative por vias emotivas. 

Quando se trata de contar uma história na descrição do seu produto, tente responder a essas perguntas:

  • Quem originalmente fez este produto?
  • O que os inspirou a fazer este produto?
  • Qual foi a jornada de fazer este produto?
  • Como este produto se parece no dia-a-dia do comprador?

Definir este cenário ajudará o possível comprador a visualizar esse produto de uma maneira que recursos e especificações nunca poderiam fazer.

4. Use palavras de poder que vendem

Existem certas palavras e frases que naturalmente provocam uma resposta emocional nas pessoas. 

Felizmente para os donos de e-commerces, estas palavras ajudam a aumentar as vendas.

Consciente dessas palavras e frases, você pode convencer seus clientes a fecharem a compra mais facilmente.

Jon Morrow, no Smart Blogger, descreve estas palavras como “palavras de poder”:

  • Agradecido
  • Aproveitar
  • Audacioso
  • Completo
  • Conquista
  • Coração 
  • Coragem
  • De tirar o fôlego
  • Espetacular
  • Esperança
  • Espinha dorsal 
  • Estonteante
  • Felicidade
  • Heroi
  • Incrível 
  • Milagre
  • Ousar
  • Olhos abertos
  • Sem medo
  • Sensacional

Ao escrever as descrições dos seus produtos, procure palavras descritivas ou adjetivos que possam usar um pouco de vestimenta.

Em vez de usar palavras como “bom” ou “alta qualidade”, opte por palavras poderosas como “deslumbrante” ou “sensacional”.

Ao usar essas palavras descritivas e atrativas nas descrições dos seus produtos, você tende a convencer sutilmente os compradores de que seus produtos são empolgantes, impressionantes e valem a compra.

5. Facilite a scaneabilidade

Em geral, as pessoas não gostam muito de ler e estão suscetíveis a serem impactadas mais fortemente por imagens que por leitura

Usuários da internet tendem a ler apenas cerca de 16% do que está nas páginas de sites de compras.

Portanto, a descrição do produto precisa ser capaz de capturar estes cobiçados 16% de maneira eficaz.

É possível fazer isto tornando as descrições de seus produtos super escaneáveis.

Esta escaneabilidade faz com que o comprador seja capaz de encontrar exatamente as informações que deseja, sem perder tempo analisando as demais ou procurando por todo o texto as que deseja encontrar.

Torne as descrições dos seus produtos fáceis de escanear, incluindo marcadores, parágrafos curtos compostos de apenas algumas frases cada, muito espaço em branco e fontes de tamanho diferentes, por exemplo

Elementos e especificações podem ser facilmente colocados em marcadores.

A história e os destaques podem ficar bem colocados em um parágrafo curto.

O nome do produto pode ser colocado em um título (H1 ou H2).

Ao tornar a descrição do produto mais fácil de ler, é menos provável que você perca um cliente em potencial durante o processo.

6. Use boas imagens

Mesmo dominando bem a redação da descrição do produto, você ainda deve ter imagens de qualidade para acompanhá-la. 

Isto porque 63% dos clientes acham que uma imagem do produto é mais importante que a descrição ou até mesmo as opiniões

Portanto, um aspecto importante da descrição do seu produto está na foto em si.

Fotos de profissionais, de qualidade, apresentarão ao cliente as principais características do seu produto ou serviço, tornando-o um pouco mais próximo do real por possibilitar ao comprador uma ideia imagética do que está comprando. 

Afinal, como já dito, embora comprar online seja mais cômodo e prático, o consumidor não pode ver ou tocar o produto, o que, em muitos casos, pode atrapalhar. 

Fornecer imagens de alta qualidade ameniza este ponto negativo e facilita a efetivação da compra.  

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