Você tem um site e ele não aparece nas buscas...
Leia maisCompartilhe este conteúdo:
Um bom texto institucional é muito importante para a imagem de uma marca ou empresa! Saiba como criar um com estas dicas simples!
A cultura imagética que se constitui após o advento da Internet faz com que o internauta, em geral, esteja tão conectado à produção de imagens que dedica cada vez menos atenção ao texto escrito.
O que pode levar donos de sites e empresas a um erro extremamente comum: não valorizar a produção textual em sua páginas.
Ora, se tantos anos passamos aprendendo a ler, a escrever e a interpretar textos, isso deve significar que a leitura e a escrita tem algum papel importante em nossa vida.
E, de fato, tem!
Dentre os muitos aspectos positivos da escrita e da leitura, um é que se tratam de processos através dos quais se pode conferir valor à própria história – parte do que buscam muitos textos institucionais.
E, apesar desse fato notório que é a relação entre as pessoas e a produção imagética, deve-se sempre levar em conta o peso do texto bem redigido para a imagem de uma empresa ou marca.
Donos de site, em sua grande maioria, se deparam com essa questão, e, muitas vezes, a criação de uma simples chamada pode fazer perder o sono. Que dirá a temida tarefa de produzir um texto institucional!
Aliás, o texto institucional sobre empresas e negócios é uma questão prioritária para quem quer construir um branding sólido.
Em geral os textos institucionais tem como característica comum a apresentação da empresa ou marca ao público, e deve sempre ter como um de seus objetivos, como dito, a implementação do branding, ou seja, da marca e seus compromissos.
Textos institucionais, em geral, tem o papel de apresentar parte da história da marca/empresa e de seus valores.
Informações acerca de cultura organizacional, posicionamentos sociais, sustentabilidade, compromissos com o meio ambiente, por exemplo, são informações que muito podem contribuir para a elaboração de um bom texto institucional.
Este deve ter, em primeiro lugar, o intuito de apresentar a marca/empresa como ela realmente é.
Portanto, caso a partir de seu texto você possa ter a impressão de que sua empresa não se associa a práticas como as mencionadas acima, nem pense em inventar coisas e complementar sua escrita com a imaginação!
O melhor seria buscar implementar em sua empresa, de fato, práticas que a enriqueçam, e assim terá material suficiente para enriquecer seu texto institucional.
Que a língua é viva nós sabemos, bem como, que processos de transição linguística são inerentes às línguas em uso.
Essa noção pode causar um pouco de dúvida em relação ao uso de termos como “vc”, “eh” e “pd”, por exemplo, uma vez que são popularmente tão aceitos.
Por isso, deve-se ter em mente que, na grande maioria dos casos, um texto institucional faz uso de uma linguagem formal.
Assim, deve-se, sem sombra de dúvidas, ter atenção em relação a erros ortográficos e gramaticais.
Afinal, a internet pode ser um local muito permissivo e todo mundo pode usar “vc” muito naturalmente, mas, seu concorrente vai estar focado em apresentar ao visitante de seu site uma imagem impecável de sua marca/empresa, o que envolve a capacidade básica de produzir textos sem erros grosseiros e primários.
É muito comum depararmos com sites que não possuem a menor unidade em relação às suas práticas escritas. Alguns utilizam uma linguagem extremamente formal em determinados pontos, ao passo que em outros adotam o coloquialismo e as gírias da internet.
Uma dica preciosa é buscar unidade textual ao seu site, em especial no que tange a seu texto institucional.
O tom do texto também não se restringe a escolha entre formal e coloquial, mas envolve a maneira com que o interlocutor se dirige ao leitor.
Uma boa dica para unificar o tom do seu texto é a escolha da pessoa verbal que usará para se dirigir ao leitor. Se seu texto for mais formal, busque sempre usar a terceira pessoa, caso queira proporcionar uma leitura mais leve, mais próxima do leitor, utilize a primeira pessoa do singular.
Vale sempre a pena pensar também no seu público-alvo para produzir um bom texto institucional: saber qual o principal público do seu texto significa poder escrever diretamente para ele, buscando maneiras de se comunicar melhor com ele.
Ao se pensar num texto institucional, geralmente se busca produzir um texto que exalte a história da marca ou empresa.
E é justamente aí que reside um grande erro!
Você, enquanto leitor, acha que saberia identificar um anúncio publicitário mesmo que este estivesse disfarçado de texto institucional?
Bem, a grande maioria das pessoas consegue.
E é este o erro: pensar no texto institucional como parte do material publicitário do seu site e nada mais.
Pensar o texto institucional como material publicitário e tentar vender sua imagem através dele é um desperdício de conexão, uma vez que o texto institucional quando feito de maneira adequada, tem o compromisso de apresentar sua marca/empresa de forma genuina, possibilitanto às pessoas se identificarem ou não com ela.
Portanto, busque apresentar em seu texto institucional, o que realmente fez com que sua empresa/marca chegasse onde chegou; história real; percalços do início e motivos para seguir adiante; valores; ideiais; visão de futuro; compromissos sociais; compromissos com o cliente; onde e porque busca chegar; o que busca oferecer e por que…
E não tenha dúvidas: um texto institucional bem feito e que cumpre seu papel é aquele que faz com que sua marca ou empresa seja reconhecida e bem vista no mercado.
Nunca substime a importância da revisão.
Quem trabalha com a escrita, de modo geral, sabe o quanto um bom revisor é fundamental para o trabalho.
O ideal é que o escritor seja uma pessoa e o revisor outra, pela questão básica do condicionamento ao texto, o que significa que muitas vezes o revisor vai encontrar erros que são praticamente invisíveis para o escritor.
Contudo, se você não conta com um revisor ou alguém que possa fazer este papel, você mesmo pode fazer sua revisão. Neste caso, o mais indicado é que termine seu texto e algumas horas, ou até mesmo dias, depois, volte à ele para revisá-lo.
Assim, muitos erros que passariam despercebidos podem acabar chamando sua atenção.
O texto institucional em seu site tem o grande potencial de apresentar sua empresa/marca aos internautas e possibilitarem a identificação entre ambos.
Contudo, ele também pode ser uma importante ferramenta de Marketing Digital: aplicando práticas de SEO ao seu texto institucional, ele tem o grande potencial de auxiliar seu site a galgar melhores posições no ranking do Google.
Neste sentido, é importante jamais copiar conteúdos – além de ser plágio, o Google penaliza sites que simplesmente copiam e colam conteúdos de outras páginas; utilizar links internos e externos; não praticar técnicas de Black Hat SEO e, principalmente, utilizar palavras-chave, em especial de cauda longa.
Compartilhe este conteúdo:
Você tem um site e ele não aparece nas buscas...
Leia maisA concorrência não está dando descanso para ninguém. Por isso,...
Leia maisA descrição de produtos é fundamental para levar o possível...
Leia maisConheça as vantagens de sair da informalidade! Torne-se um MEI...
Leia maisAgência Web Data Designer 2025 © Todos os direitos reservados